Cotidiano

Papa pede que cuidados com meio ambiente sejam parte da fé cristã

201608310506431535_RTS.jpg

VATICANO – O Papa Francisco exortou o mundo a tomar medidas urgentes para frear as mudanças climáticas. Em uma mensagem escrita para marcar o Dia da Oração pelos Cuidados com a Criação, ele propôs tornar os cuidados com o meio ambiente um dos deveres tradicionais dos cristãos, assim como alimetar os famintos e visitar os doentes.

Links Papa Verde

De acordo com o Pontífice, os piores impactos do aquecimento global afetam principalmente refugiados e pobres, que são os menos responsáveis pelo caos climático. Francisco retomou suas críticas sempre severas ao consumismo e à ganância financeira, que, segundo ele, estão ameaçando o planeta.

As palavras chegam um ano depois de o Vaticano publicar o primeiro documento papal totalmente dedicado ao meio ambiente, o que ficou conhecido como a “Encíclica Verde”. Para Jorge Mario bergoglio, os cristãos devem, a partir de agora, tratar a defesa da natureza como um dever integrante da sua fé.

“Deus nos deu um abundante jardim, mas nós o transformamos em um mundo poluído de desperdícios e detritos, desolação e imundice”, escreveu o Papa no documento, que reforça o esforço dele para fazer da causa ambiental uma das marcas de sua passagem pelo comando da Igreja Católica. Desde que foi eleito, em 2013, o argentino vem denunciando a cultura consumista do desperdício e as economias guiadas pelo marketing, em detrimento da peocupação social e ambiental.

“Economia e polícia, sociedade e cultura não podem ser dominadas pelo pensamento de curto prazo e imediatista dos lucros financeiros e eleitorais”, disse Francisco, pedindo ações mais ambiciosas para reverter a tendência das mudanças climáticas.