Cascavel – A abertura das instituições escolares para receber pais e responsáveis pelos alunos marcou um dia diferente na quinta-feira (20), primeiro dia da campanha de “PaiZ na Escola: Um dia… A vida inteira pela escola”. O balanço foi positivo tanto pelo Município, quanto pelas policias Civil e Militar, que foram parceiras da ação que ocorreu em toda as unidades escolares da rede municipal de Cascavel. O próximo passo para reforçar a segurança nas escolas e nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) será a criação de um “passaporte escolar”. No primeiro momento, será um documento físico que contará com os dados dos alunos e dos pais.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ao avaliar a campanha, reforçando que essa é a maneira mais rápida de identificação, que visa melhorar o controle dos pais nas escolas, uma ação que deve ser intensificada a partir de agora. Neste passaporte será marcada a frequência das visitas com a famosa “estrelinha”, nesse caso para os pais.
Paralelo a isso, a Prefeitura de Cascavel já estuda a contratação de um sistema de identificação facial para as instituições escolares. “Como para adquirir esse sistema demora um tempo maior, faremos primeiro o passaporte físico, em papel mesmo, impresso, para depois migrar para o eletrônico”, explicou o prefeito. Além disso, no próximo dia 28 será apresentado à comunidade e para imprensa, um sistema de inteligência piloto que, se for aprovado, será estendido para todas as escolas e Cmeis.
“São ações necessárias para levar tranquilidade e respostas ao diretor, aos professores, funcionários, pais e alunos”, disse o prefeito. Para Paranhos, o balanço do dia é bastante positivo e trouxe à tona alguns problemas, mas que são experiências para melhorar a segurança interna e, principalmente, na relação com os pais. “É o começo de um novo ciclo, da interação da continuidade da nossa casa que é a escola, ficando claro que temos que colocar a escola no nosso dia a dia. Vamos abraçar nosso maior patrimônio, nossos filhos e nossas escolas”, salientou.
Pais presentes
Para a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, o balanço em todos os locais foi positivo, especialmente, devido a participação dos pais que, mesmo sendo um dia normal de trabalho, estiveram presentes. “Foi muito bonito ver os pais chegando e se aproximando dos filhos; ver a felicidade no olhar das crianças”, comemorou a secretária.
Para Marcia Baldini, foi uma experiência que deve ser repetida para fortalecer o papel da escola e da família. “É a união dos dois elos na formação do sujeito e da proteção das escolas. Estamos todos juntos com o mesmo objetivo e, com certeza, faremos muitos outros eventos como o que ocorreu neste dia 20, que ficará marcado na história da educação da nossa cidade”, destacou.
De acordo com o major Cícero Tenório, da Polícia Militar, que atendeu a imprensa ao final das atividades do dial, tudo transcorreu de forma tranquila. Grande parte do efetivo da PM, bem como da Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Municipal atuaram na segurança dos estudantes e professores, ação que vai continuar nos próximos dias. Um guarda patrimonial também está atuando de forma permanente; pelo menos um agente em cada escola ou Cmei.
Uma decisão de todos
Durante o dia, o prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou as atividades e disse que a proposta é de um grande relacionamento permanente com a escola. “Nós estamos tomando uma grande decisão. Nós quem? O município de Cascavel, o poder público, os nossos servidores da educação e mais de 24 mil famílias. Nós estamos propondo um grande relacionamento dentro da escola. Estender a nossa casa, a sala, a cozinha, o banheiro, o nosso quintal e a sala de aula. Agregar mais esse espaço no nosso dia a dia. Entender o movimento do nosso filho, as suas alegrias, as suas tristezas, as suas necessidades, os seus desejos de fato. É um movimento muito lindo e muito importante, que a gente vem fazendo, mas há possibilidade de fazer melhor”, afirmou o prefeito.