RIO A nova campanha da marca italiana Calzedonia com a modelo brasileira Adriana Lima, de 34 anos, está dando o que falar na Alemanha. A polêmica surgiu após a instalação de um outdoor gigante na praça Marienplatz, em Munique, na última terça-feira. A foto da top de biquíni recebeu críticas por ser machista e retratar as mulheres como objeto.
De acordo com o jornal Süddeutsche Zeitung, os turistas estão adorando, mas os moradores da cidade e conselhos políticos são contra a peça que, segundo eles, retrata a brasileira “seminua”.
Ao jornal, a prefeita de Munique, Christine Strobl, questionou a propaganda – que fica diante da janela de seu gabinete:
Já vi outras publicidades antifeministas, mas comercial de biquíni em um local símbolo da cidade não pode ser uma coisa legal.
A deputada Lydia Dietrich, do Partido Verde, também criticou o tamanho, a localização e a mensagem do outdoor:
Ele ( o outdoor) ensina que as meninas devem ser o mais magras possível. Quas anoréxicas disse ao Süddeutsche Zeitung.
No entanto, a reportagem revela que a empresa responsável pela propaganda da marca seguiu todas as regras, que incluem não divulgar partidos políticos, pornografia ou imagens violentas. E o tamanho também estaria dentro do que foi autorizado. Mesmo assim, segundo o jornal, o conselho de equiparação entre os sexos pretende mandar uma carta à empresa.
A discussão sobre o anúncio acontece em meio a um atual debate sobre publicidade sexista na Alemanha. O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, propôs uma lei que a visa a proibir anúncios que retratem homens e mulheres como objetos sexuais.
Adriana Lima não se pronunciou sobre a polêmica.