COPENHAGUE – Um órgão de defesa do consumidor da Dinamarca relatou a Google à Agência de Proteção de Dados do país por ter possivelmente desrespeitado leis de privacidade ao não limitar por quanto tempo a empresa mantém os dados dos usuários em seus servidores. Google 0703
Gigantes como Google e Facebook enfrentam questionamentos crescentes sobre como e onde guardam dados de localização e histórico de pesquisas de usuários de smartphones e e-mails.
?O conselho de consumidores Taenk gostaria que a Agência de Proteção de Dados verifique se a coleta de dados indefinida da Google está de acordo com o direito básico do consumidor à privacidade?, disse o órgão em comunicado ao qual a Reuters teve acesso nesta terça-feira.
DE NOVE A DEZ ANOS NOS SERVIDORES
?Ficamos cientes do fato de que a Google tem hoje de nove a dez anos de dados de usuários que têm uma conta da Google?, acrescenta o Taenk no texto.
Em julho do ano passado, a companhia mudou suas práticas de armazenamento de dados para cumprir exigências da agência reguladora de questões de privacidade da Itália. A empresa teve de tornar claro como os dados dos usuários foram utilizados e garantir que eles sejam apagados após um período especificado.
Procurada pela Reuters, a Google não respondeu.