NOVA YORK – A apresentadora e empresária americana Oprah Winfrey, que deu um gás à Vigilantes do Peso Internacional ao se tornar a garota-propaganda da companhia, agora embarca em um plano para vender refeições congeladas com a Kraft Heinz. Oprah está abrindo uma joint-venture com a Kraft chamada Mealtime Stories, que visa ampliar o acesso a comidas nutritivas, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira. A Kraft vai desenvolver e vender a nova linha de produtos cujo foco inicial serão pratos congelados ?prontos para comer?.
Oprah é conhecida pela alta influência quando empresta sua imagem a algum negócio. Após se unir ao quadro da Vigilantes do Peso e comprar uma participação de 10% em 2015, as ações da companhia dispararam.
Com os novos produtos, a Kraft está claramente tentando capitalizar sobre o marketing da veterana dos talk-shows americanos, afirma Ken Shea, analista da Bloomberg Intelligence:
? Ela já mostrou que ela leva credibilidade a uma marca ? diz Shea. ? É uma maneira lógica de investir nessa categoria.
A joint-ventura planeja doar 10% dos lucros a instituições de caridade de combate à fome. A Kraft não forneceu mais detalhes, mas disse que especificaria a ação ainda este ano.
As ações da Kraft subiram 0,7%, a US$ 89,50, nas negociações após fechamento do mercado, depois do anúncio da nova empreitada. O papel da Vigilantes do Peso também ganhou, subindo 6,1%, a R$ 12,75.
HISTÓRIA COMPARTILHADA
A Vigilantes do Peso não tem conexão com a tentativa da Mealtime Stories, apesar de as companhias terem um longo histórico: no início, a Heinz era dona do programa de perda de peso. Os investidores podem estar apostando que a expansão da presença de Oprah na indústria alimentícia vai beneficiar a Vigilantes.
A Heinz controlou da Vigilantes do Peso por vários anos antes da venda à Artal, companhia de investimento privado, por US$ 735 milhões em 1999. A Heinz, por sua vez, foi comprada pela Kraft Foods em 2015 em um acordo orquestrado por Warren Buffett e a empresa brasileira de private equity 3G Capital. A transação deu origem à terceira maior empresa de comidas e bebidas na América do Norte. A nova companhia continua a produzir linhas de refeições congeladas e sobremesas chamadas de Vigilantes do Peso ?Smart Ones?, sob acordo de licenciamento.
Em dezembro, as ações da Vigilantes do Peso saltaram 19% após a Oprah anunciar que tinha perdido 18 quilogramas através do programa. Foi o exemplo mais recente de seu ?poder? sobre ações de uma empresa endividada que perdia clientes até o envolvimento da apresentadora.
Com a nova parceria, a Kraft espera que a marca da Oprah levante a categoria de refeições congeladas, que estão fora do passo com as novas tendências de consumo.
? É preciso criatividade como essa para conduzir as vendas nessa categoria ? sustenta Shea.