Cotidiano

Oposição critica escolha de Moraes para vaga no STF

BRASÍLIA – A oposição criticou, nesta segunda-feira, a indicação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para o Supremo Tribunal Federal (STF) e acusou o governo de Michel Temer de querer barrar a Operação Lava-Jato. Para o deputado Ivan Valente (SP), líder do PSOL na Câmara, Moraes é um “tucano de carteirinha” e ele mesmo já havia defendido que alguém que ocupa cargo de confiança não poderia ser alçado a ministro da Corte. Para ele, a indicação de Moraes servirá apenas para proteger a cúpula do governo.

? Acho um vale tudo essa nomeação, um desespero do governo e um desrespeito ao povo brasileiro. É uma decisão pela impunidade, estão nomeando pessoas para impedir o avanço da Lava-Jato. Alexandre de Moraes vai proteger o ‘Santo’, que é o Geraldo Alckmin, o Serra, o Aécio e certamente toda a cúpula do PMDB ? disse o deputado do PSOL.

Ivan Valente contou que estuda alguma medida jurídica para impedir a nomeação de Moraes para o STF, o que ainda deverá ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele está consultando entidades e juristas para ver se há uma possibilidade legal de contestar o nome do ministro.

Já o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), também acredita que a escolha do nome de Moraes servirá para tentar controlar o andamento da Lava-Jato e “reduzir os danos” à cúpula do Palácio do Planalto. Ele comparou a nomeação com o governo da ex-presidente Dilma Rousseff:

? É um absurdo nomear um ministro do próprio governo para o STF. Imagina se a Dilma nomeasse o José Eduardo Cardozo? provavelmente seria mais um impeachment contra ela – criticou o petista, que acredita, no entanto, que o ministro tem condições legais de assumir a cadeira que era de Teori Zavascki:

? Acredito que ele esteja dentro dos pressupostos que definem um juiz do STF, acho que não há o que fazer a não ser o debate político. Mas é um nome que vai muito na linha do Romero Jucá, de tentar resolver a Lava-Jato.