Cotidiano

Onde descartar lixo eletrônico? Cascavel tem serviço gratuito de destinação

E tem mais: coleta de volumosos agora ganha telefone de whatsapp para atender população

Onde descartar lixo eletrônico? Cascavel tem serviço gratuito de destinação

Pós festas de fim de ano, arrumação da casa e troca de presentes, computadores, laptops, celulares, câmeras e outros equipamentos ficam obsoletos ou quebram e poucas pessoas sabem como dar um destino para esses dispositivos.

As consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais. Alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde. “Por isso, a reciclagem, a economia circular e a logística reversa são as possibilidades indicadas para destinação desse tipo de material”, pontua o destaca o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.

O governo brasileiro criou, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10). Segundo a lei, os fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza devem tomar medidas para minimizar o volume de resíduos gerados e instituir uma cadeia de recolhimento e destinação ambientalmente adequada pós-consumo.

O Município de Cascavel em parceria com a Green Eletron – Gestora de Logística Reversa disponibilizou um ponto de entrega voluntária de eletrônicos no Ecoponto da Manaus, que recebe gratuitamente todas as linhas de eletrônicos.

A entrega pode ser feita de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, no Ecoponto Manaus, que fica Rua Di Cavalcanti, 141, bairro Country.

COLETA DE VOLUMOSOS

Você sabe o que são volumosos e como descartar corretamente? Os volumoso, são materiais como sofás, guarda-roupas, entre outros objetos descartados pelos moradores depois de uma nova aquisição.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. O objetivo é realizar uma destinação correta e evitar que os materiais sejam descartados nas ruas, em áreas de proteção e outros ambientes.

Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383. Atualmente, a espera é de cerca de 30 dias.

A novidade para este ano é que agora a comunidade poderá fazer o agendamento por meio do whatsapp. O contato é (45) 99146-1501

O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos.

A intenção da disponibilização o número de whats é justamente dinamizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. “Em algumas ocasiões nós acabamos perdendo a viagem ou encontrando volumes muito acima do ideal para realizar a coleta, fazendo com que atrase outras demandas”, explica o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.

Crédito: Secom