Cotidiano

Onda de violência deixa ao menos 30 mortos em 24h em El Salvador

El Salvador Gang Violence

SAN SALVADOR ? Ao menos 30 pessoas morreram em menos de 24 horas em diversas cidades de El Salvador. A maioria das vítimas da considerada mais mortífera onda de violência no país este ano seria formada por membros de gangues. Desde quarta-feira, a nação da América Central sofre com confrontos, como o tiroteio entre bandidos e seguranças privados, no centro histórico da capital, San Salvador, que resultou em seis mortes.

Em outra ocasião, três mulheres foram mortas a tiros por gangsteres, que também entraram conflito com policiais. Mais seis suspeitos morreram na troca de tiros. Autoridades confirmaram ainda mais 12 mortes violentas em outros pontos do país.

O comissário da Polícia Nacional salvadorenha, Howard Cotto, disse, nesta quinta-feira, que pelo menos 17 dos 30 mortos são suspeitos de participarem de grupos criminosos. O ministro da Justiça, Maurício Ramirez Landaverde, declarou, em entrevista a uma rádio local, que a situação de insegurança do país é ?complicada e difícil?. Houve três dias com mais de 25 assassinatos diários

? O dia de ontem não foi normal. A situação é complicada e difícil, e o problema é forte e duro ? declarou. ? Ninguém disse que o problema estava resolvido.

Quatro ossadas também foram encontradas na região de Ilopango, periferia da capital. Os restos mortais podem ser de policiais desaparecidos em outubro do ano passado.

Os assassinatos acontecem logo depois que as autoridades de segurança pública indicaram uma queda considerável nos índices de mortes violentas nos primeiros meses de 2017. O especialista em segurança Ricardo Sosa afirmou que o número alto de vítimas vai contra os resultados obtidos nos últimos levantamentos.

? Quarta-feira foi um dia atípico dentro das estatísticas que estávamos levantando ? explicou, ao citar que, segundo dados oficiais, até o dia 15 de março, houve 685 homicídios só neste ano. ? Houve três dias com mais de 25 assassinatos diários.

De acordo com Sosa, o centro histórico de San Salvador é disputados entre gangues, em uma luta territorial por ?extorsão, tráfico de drogas e contrabando?.

El Salvador é um dos países com o maior índice de homicídios do mundo, principalmente com o aumento de ações de gangues nos últimos anos. Em 2016, foram registrados 5.278 assassinatos, uma média de 14,4 mortes violentas por dia ? 1.378 homicídios a mais que o ano anterior.