RIO – Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, o prefeito Eduardo Paes disse que os Jogos Olímpicos são uma oportunidade perdida para o Brasil. Paes também negou fortemente que o investimento olímpico ignorou as partes mais pobres da cidade
? Se as pessoas dizem isso, elas não sabem a geografia (da cidade). Nunca houve tanta transformação para as pessoas pobres (no Rio). Os Jogos Olímpicos são uma grande inspiração para fazer as coisas ? disse o prefeito ao “The Guardian”.
O jornal destacou que cada cidade sede enfrenta controvérsias na preparação para o megaevento, mas uma combinação de recessão, falhas na segurança, epidemia de zika, impeachment da presidente, cortes no orçamento, atrasos na infraestrutura e queixas sobre gentrificação provocaram danos graves nas imagens do Brasil e do Rio.
? Esta é uma oportunidade perdida. Não estamos nos apresentando bem. Com todas essas crises econômicas e políticas, com todos esses escândalos, não é o melhor momento para estar nos olhos do mundo. Isso é ruim ? comentou.
Para Paes, no entanto, os problemas são noticiados de forma exagerada pela imprensa, que retrata o Rio injustamente ao exterior:
? Isso me deixa louco. Se você ler os meios de comunicação internacionais, parece que tudo aqui é zika, e as pessoas atirando uma nas outras.