Cotidiano

Olhos: Toledo encaminha 130 pacientes a tratamento

Os procedimentos são custeados pelo Governo do Paraná. O município paga o transporte

Secretaria de Saúde de Toledo iniciou nesta semana o encaminhamento de pacientes que aguardavam na fila de espera por cirurgias oftalmológicas para tratamento em Foz do Iguaçu. A meta é realizar, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, cem cirurgias de catarata e 30 de pterígio. Os procedimentos são realizados no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida. Os procedimentos são custeados pelo Governo do Paraná. O município paga o transporte.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, o atendimento faz parte de um mutirão que é realizado pelo governo estadual, visando a reduzir a fila de espera por esses procedimentos em todo o Estado. Em Toledo, nesta etapa, serão 130 procedimentos e a expectativa é de que um novo volume seja liberado no mês de abril.

Em Toledo, conforme a diretora de Atenção Especializada, Larissa Ribeiro, cerca de 580 pacientes aguardam na fila de espera pela cirurgia de catarata e 280 de pterígio. Segundo ela, como geralmente essas duas doenças podem acometer os dois olhos, o número pode dobrar. A cirurgia é feita em um olho de cada vez. Pela parceria com o governo do Estado, o município entra com o transporte dos pacientes enquanto o governo paga o procedimento. O profissional mais próximo e com disponibilidade de agenda, que aceitou fazer o procedimento, conforme as exigências do SUS, foi em Foz do Iguaçu. A Secretaria já tinha conseguido encaminhar recentemente outros 30 pacientes para atendimento em Campo Largo. A meta da saúde é zerar a fila de espera destes procedimentos.