O novo Complexo de Saúde Tio Zaca vem ganhando a cada dia mais forma para o atendimento aos pacientes do Bairro Santa Cruz e demais bairros da região oeste de Cascavel.
Com 50,9% das obras concluídas, a unidade receberá investimentos na ordem de R$ 2.489.478,32.
A estrutura (unidade + academia) abriga um espaço total de 817 metros quadrados.
O local abrigará uma academia da saúde com área de vivência, estacionamento e paisagismo. A unidade de saúde poderá comportar quatro equipes de saúde da família, proporcionando ambientes adequados e acessíveis à população e aos servidores.
A estrutura terá ampla recepção, pré-consulta, sala de vacina, farmácia, quarto de curta duração, três consultórios odontológicos com a capacidade total de quatro cadeiras odontológicas, escovário, sala de curativos/suturas e coleta de material, sala de aplicação de medicamentos, sala de Assistência Social, sala de inalação, coletiva.
Além disso, haverá cinco consultórios, sala de reunião e educação em saúde, sala para os agentes comunitários em saúde, sala da administração, vestiários masculino e feminino com sanitários, copa, DML, sala de limpeza e desinfecção, sala de armazenamento e estocagem de material esterilizado, almoxarifado, rouparia, área técnica, sanitários masculino, feminino e família.
Academia da Saúde
O Complexo de Saúde Tio Zaca contará ainda com uma academia da saúde do governo federal. O programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde, eles contam com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.
No complexo, a academia da saúde receberá dez equipamentos para exercícios, uma pista de caminhada ao longo do terreno que será impactado pela obra, paisagismo e uma área de vivência composta por: sala de vivência interna, sanitários masculinos e femininos, sala de orientação, copa, DML e depósito.
O mobiliário do complexo Tio Zaca está em elaboração do processo licitatório pela Divisão de Gestão de Insumos da Secretaria Municipal de Saúde.