Cascavel – As obras de pavimentação do novo Eletroterminal, que será instalado ao lado do Terminal Oeste, devem iniciar já na primeira quinzena de janeiro. A Sesop (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas) assinou o contrato com as duas empresas que vão pavimentar o espaço que vai abrigar os novos ônibus elétricos do sistema do transporte público de Cascavel. No total, será investido R$ 3,550 milhões na obra, com prazo de entrega de 24 meses.
De acordo com o secretário Sandro Camilo Rocha Rancy (Sesop), a obra foi dividida em dois lotes e compreende a pavimentação do novo terminal e a abertura de uma rua que ficará entre os dois terminais, para que os ônibus que saem do terminal não precisem mais fazer toda a volta, pegando a Rua São Paulo e a Juscelino Kubistchek, para só depois acessarem a Avenida Brasil. Com a nova rua, eles já saem do terminal e acessam a Brasil.
“Queremos tirar o fluxo dos ônibus desse trecho, porque vamos transformar a JK e a Flamboyant em binário e, sem os ônibus trafegando ali, melhorar o fluxo de veículos”, explicou Rancy. Planejando essa mudança, as empresas vão refazer a pavimentação das duas quadras que ficam na frente e atrás do Eletroterminal, que está desgastado devido ao tráfego dos ônibus, o trecho da Avenida Brasil entre a Avenida Assunção e a JK e a Rua São Paulo, entre a Assunção e a JK.
A empresa que vai instalar os nove carregadores para a recarga dos ônibus também já foi escolhida por meio de processo licitatório e somente nos carregadores o investimento é de cerca de R$ 7,5 milhões. Dos nove carregadores, sete deles ficarão no eletroterminal, que é onde vai será feita a recarga no período noturno, após o encerramento das operações e os outros dois ficarão dentro dos terminais que são considerados estratégicos para o serviço, um no Terminal Leste e outro no Sul.
Sandro lembrou ainda que o espaço será um grande estacionamento para 15 ônibus, mas com capacidade de dobrar ou até triplicar a quantidade, dependendo da demanda dos próximos anos. Cada espaço terá apenas um poste de carregamento, já que o cabeamento será todo subterrâneo, seguindo o mesmo modelo implantado na Avenida Brasil. A chegada dos ônibus que estava prevista para o fim deste ano, foi prorrogada para março do ano que vem.
Cada ônibus terá cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para 75 passageiros. Equipado com baterias totalmente elétricas, possui autonomia de 270 km e pode ser carregado em até 4 horas. Além disso, eles terão como ar-condicionado, conexão wi-fi e tomadas para recarga de celulares. No total serão 13 ônibus padrão e dois articulados que irão compor a frota. O custo dos ônibus é de R$ 42 milhões. Com os novos ônibus a empresa vai mandar um contêiner com peças dos ônibus, caso seja necessário a troca que será coordenado pela a empresa que vencerá a licitação para administrar o sistema.
Foto: Paulo Eduardo / O Paraná