RIO – A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é um momento crítico na História do bloco. Mas o tema é confuso e não faltam termos para explicar o que está em jogo. Entenda um pouco mais com nosso glossário.
União Europeia
Bloco que une hoje 28 países europeus em uma ampla cooperação em economia, política e Justiça. Foi fundada na década de 1990, apesar de ter as primeiras origens em 1957.
Brexit
Nome popular para a saída do Reino Unido: Britain (britânico) + exit (saída) = Brexit. O termo nasceu em 2012, baseado numa potencial saída da Grécia da zona do euro.
Artigo 50
Cláusula do Tratado de Lisboa que regula a saída de qualquer Estado-membro da União Europeia (UE). Os britânicos são os primeiros a usar o artigo.
Comissão Europeia e Conselho Europeu
Respectivamente Poder Executivo e alto conselho da União Europeia, responsáveis por chefiar uma força-tarefa que negocia o divórcio com o Reino Unido.
DexEU
Sigla para Departamento de Saída da União Europeia, um ?ministério? britânico dedicado exclusivamente a chefiar as negociações de separação.
Mercado único
Mercado que permite a livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas entre os países que integram a União Europeia. Funciona desde antes da criação do bloco.
Acordo de transição
A ?divisão de bens? prevista nas negociações para que o Reino Unido mantenha alguns acordos de cooperação com a UE.
Hard x soft
?Duro? x ?suave?: os termos respectivamente usados para uma saída total ou parcial da UE. No primeiro caso, acabam todas as parcerias atuais. No segundo, o país fica no mercado único