SÃO PAULO – O coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, disse que a discussão no conggresso para anistiar a prática de caixa 2 é uma cortina de fumaça para acabar com a operação Lava-Jato. Em entrevista à Globonews na tarde desta terça-feira, Dallagnol afirmou que congressistas querem anistiar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
O procurador lembrou que até agora não há nenhum político condenado na operação por prática de caixa 2.
? Isso é um falso debate. Eles (se referindo aos parlamentares) introduzem um debate de anistia ao caixa 2. Mas qual seria o interesse de anistiar um crime se ninguém é condenado? A consequência no Brasil do crime de caixa 2 é nenhuma. Esse debate apenas é uma roupagem para anistiar a corrupção ? disse Dallagnol. ?
O procurador defendeu ainda o endurecimento da legislação para punir a prática de caixa 2, conforme prevê o texto da proposta do Ministério Público Federal das 10 medidas contra corrupção.
? O caixa 2 é sim nocivo. O dinheiro não é declarado porque é fruto de corrupção ou porque é usado para a compra de votos. Caso contrário, não haveria razão para que o dinheiro não fosse declarado. O nosso sistema hoje não prevê um crime de caixa 2 consistente – disse Dallagnol.