Cotidiano

Novo sistema ganha forma

O novo sistema de transporte público de Cascavel já tem data para começar operar. O prefeito Leonaldo Paranhos garante que na primeira quinzena de novembro os ônibus já estarão circulando nos três corredores exclusivos das avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves.

A Dataprom, empresa de consultoria contratada pelo Município, apresentou o futuro da mobilidade urbana da cidade. A repaginação do sistema de transporte público foi um dos principais assuntos da explanação.

Integração temporal, segundo o responsável técnico de engenharia de trânsito da empresa de consultoria, Alexandre Zumwinkl, foi à solução encontrada para diminuição da quantidade de veículos comprados. A frota que anteriormente seria composta de 52 novos ônibus foi reduzida para 27 veículos.

“Não vamos precisar de linhas ligando terminal a terminal. O usuário simplesmente troca de ônibus em qualquer ponto da cidade com a mesma passagem, facilitando para o passageiro, diminuindo o tempo de transporte, sem sempre precisar fazer o transbordo nos terminais”, afirma. Somente alguns trajetos interterminais serão mantidos.

Integração temporal

Com a integração temporal, o sistema do cartão ValeSim receberá uma atualização para o passageiro poder trocar de ônibus dentro de um determinado período de tempo em qualquer ponto da cidade, sem descontar uma nova passagem dos créditos.

Em Cascavel, o BRQ (Bus Rapid Quality – Ônibus Rápido de Qualidade), foi o nome proposto ao novo modal de transporte ainda no começo deste ano. No sistema os passageiros irão encontrar ônibus somente com duas portas esquerdas nos três corredores exclusivos das avenidas que foram reurbanizadas dentro do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado).

Já os usuários do Terminal de Transbordo Sul que vão até o centro de Cascavel, usarão veículos de cinco portas, duas no lado esquerdo, três no lado direito. “No estudo anterior tinham muitos ônibus para comprar e nem tinha por que ter tantos veículos com portas dos dois lados. Hoje sugerimos somente cinco, seis com essa configuração”, diz Zumwinkl.

Conforme ele, são necessários esses coletivos, pois a Avenida Carlos Gomes continua com os pontos a direita, e para fazer a integração com o corredor exclusivo, os ônibus precisarão das portas esquerdas.

Novidades

Algumas das possíveis linhas a serem implantadas são: Nordeste/Sudoeste, Leste/Oeste, Sudoeste/Leste e Centro/Terminal Sul. Trajetos esses pensados após avaliação de seis meses do sistema atual e do anteriormente proposto em 2016. “Do ponto de vista técnico, Cascavel tem o melhor projeto operacional em mobilidade urbana do país. Tem tudo para ser referência”, conta o representante da Dataprom.

Quanto ao aumento da passagem, Zumwinkl, com base nos estudos, diz que não terá reflexo na tarifa, porém, o prefeito Paranhos afirma que será difícil manter o valor atual, podendo a nova tarifa obter subsídios do Município ou subir poucos centavos. “Vamos tentar fazer o possível para essas melhorias não pesarem no bolso da população”.

Botoeiras

Nos estudos da Dataprom, as pessoas com dificuldade de locomoção serão beneficiadas. Os cruzamentos dos três corredores exclusivos terão botoeiras. Os cartões ValeSim Gratuidade poderão ser aproximados das botoeiras e terão mais tempo para cruzar a via pública de um lado ao outro.