Dada a sua importância à mobilidade urbana e ao escoamento da produção agropecuária até o litoral, a BR-277 – que cruza o estado paranaense ligando Foz do Iguaçu à cidade de Paranaguá – dispensa maiores apresentações. A novidade para os milhares de usuários, empresas e moradores do seu entorno é que agora a rodovia será consideravelmente mais segura. Isso graças aos investimentos em iluminação pública que vão contemplar alguns trechos estratégicos da via.
Para garantir a eficiência do sistema de iluminação nas áreas selecionadas ao longo da BR-277, o gerente de Obras e Contratos da Quantum Engenharia, Júlio César Leal Junior, explica que serão construídas redes subterrâneas de baixa tensão e utilizados equipamentos de ponta, alguns inéditos no Brasil. Junior destaca que o projeto já está em execução e compreende os trechos entre os quilômetros 687 e 691, no município de São Miguel do Iguaçu; do quilômetro 707 ao 712, no município de Santa Terezinha de Itaipu; e do quilômetro 719 ao 730, no município de Foz do Iguaçu.
“Hoje sabemos que uma boa iluminação pública promove mais segurança, qualidade de vida e estimula o desenvolvimento econômico e social das comunidades. A BR-277 corta vários municípios paranaenses, abriga muitas empresas e habitantes em suas margens e entorno, além de comportar um grande fluxo diário de veículos. Portanto, o projeto vai beneficiar diretamente milhares de pessoas”, afirma o representante da Quantum.
Inovação e segurança no trânsito
O gerente Júlio César revela que há no projeto um componente inédito no mercado brasileiro. A grande novidade é que são postes de segurança passiva. Isso significa que são deformáveis com absorção de impacto. Estreando no mercado nacional do segmento de iluminação pública, os postes são certificados segundo a norma EN 12767 – Passive safety of support structures for road equipment (Segurança passiva de estruturas de suporte para implementos rodoviários). Também se enquadram à norma ABNT NBR-15486 – Segurança no tráfego – Dispositivos de contenção viária – Diretrizes de projeto e ensaios de impacto. Na prática, os dispositivos de segurança passiva visam diminuir as consequências negativas dos acidentes na estrada, absorvendo parte da energia cinética gerada durante o impacto. Neste caso o poste deixa de ser um obstáculo e passa a ser um dispositivo de segurança.
Tecnologia LED
Para acompanhar os postes tecnológicos serão utilizadas luminárias de LED, tecnologia que apresenta mais eficiência energética e proporciona maior conforto visual. Enquanto as lâmpadas antigas emitem luz amarelada com índice de 30% de reprodução das cores, as luminárias de LED entregam índice de 70% e luz branca, gerando maior conforto visual e embelezamento dos espaços públicos.
Fora isso, as luminárias com tecnologia LED consomem até 60% menos energia e suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura. São mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Logo, apresentam menor demanda por manutenção, gerando economia financeira.
Crédito: Divulgação