Cascavel – O Aeroporto Regional de Cascavel deve receber em junho a nova certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que vai reduzir o cancelamento de voos e de operações em até 50%. O anúncio foi feito ontem (17), na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), pelo prefeito Leonaldo Paranhos, diretores e técnicos da Infraero em encontro de apresentação do Plano Diretor do Aeroporto.
O superintendente de Gestão da Operação da Infraero, Paulo Eduardo Cavalcante, informou que todas as obras e melhorias para que o Aeroporto de Cascavel mude de homologação, de C3 para C4, já foram feitas. “Ele está apto para mudar de estágio e a certificação deve ser oficialmente anunciada em poucas semanas”, afirmou Paulo Eduardo. “Isso é muita coisa para um aeroporto do interior. Cascavel está muito à frente de inúmeras regiões”, destacou.
Atualmente, o Brasil conta com 504 aeroportos cadastrados, 200 têm algum tipo de operação e pelo menos 150 deles não contam com homologação C4. “A região, por ser muito promissora, nos deixa muito otimistas de que há uma demanda de transporte de carga e o aeroporto, com a proposta que nós estamos elaborando, vai atender essa visão de curto e médio prazo”, enfatizou.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que o plano é estratégico e define ações a serem desenvolvidas sem improviso, mas de forma técnica. “Esse aeroporto tem uma finalidade regional e pela característica da nossa cidade, por exemplo, o aeroporto de carga é uma recomendação, pelo que eu tenho visto no estudo da Infraero. O aeroporto de cargas não precisa ser gerido pela prefeitura, pode ser feita uma terceirização para quem quiser explorar”, afirmou.
“Estamos muito animados com a notícia, porque com ela teremos a chance de atrair mais destinos, reduzir preços de passagens e contar com uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento local”, observa o presidente da Acic, Genesio Pegoraro. No futuro, com os investimentos propostos pelo Plano Diretor, Cascavel poderá ter destinos internacionais de passageiros e de cargas, destacou o superintendente da Infraero.
Atualmente a Gol e a Azul têm voos regulares e, em breve, a Latam também estará voando para Cascavel.
Sugestões
A arquiteta da Coordenação de Plano Diretor e Integração Urbana, Paula de Carvalho, lembrou que a pista tem hoje 1.771 metros de comprimento por 45 de largura. A primeira etapa das futuras melhorias incluí a desapropriação de 16 alqueires de áreas, para ampliação da pista em 829 metros, aumentos do terminal de passageiros, da capacidade dos pátios e de estruturas para cargas, além de hangares.
O gerente de Projetos de Engenharia da Infraero, José Augusto Vasconcelos Souza, falou da atual situação do Aeroporto de Cascavel, que está na categoria de operação por instrumentos de não precisão. Para mudar de status, e chegar à condição de precisão, terão que ser feitos novos investimentos em equipamentos em relação ao que já existe. O principal dele é o ILS, que dá ao piloto condição de pouso com baixa visibilidade. A estimativa de investimentos é de R$ 23 milhões.
Secom