Cascavel – A temporada de convenções para a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições municipais de 2 de outubro termina hoje. Em Cascavel, oito siglas partidárias deixaram para o último dia as definições de candidaturas e coligações.
As reuniões prometem movimentar os partidos políticos da cidade, pois envolvem duas pré-candidaturas a prefeito que lideram as últimas pesquisas de opinião. É o caso do pré-candidato Leonaldo Paranhos, cujo nome vai ser confirmado na convenção do PSC, a partir das 18h, no auditório da Unioeste.
Até o fechamento desta edição ontem, o PSC não havia definido o candidato a vice-prefeito. O Paranhos iniciou uma nova conversa com todos os líderes partidários que nos apoiam e esperamos nas próximas horas definir a chapa majoritária, afirmou o presidente do PSC em Cascavel, Alcir Pelissaro.
Paranhos já conta com o PTC/PTB/PSDC/PRP/DEM/PSL/PRTB/PTdoB/Solidariedade. Esse leque de alianças pode aumentar porque ainda existe a possibilidade de receber novos apoios, afirmou Pelissaro. Paranhos lidera a corrida à sucessão do prefeito Edgar Bueno (PDT).
O segundo colocado nas últimas pesquisas de opinião é o pré-candidato Marcio Pacheco (PPL). O partido faz a sua convenção no anfiteatro da Unipar, a partir das 19h30. O evento vai servir também para oficializar a candidatura de Pacheco, que é atualmente deputado estadual, e a formalização da coligação majoritária com o PRB, representado pelo pré-candidato a vice-prefeito, Juliano Murbach.
A convenção contará com a presença da presidente estadual do PPL, Alzimara Bacelar, do presidente do PPL Cascavel, Eloir Posser, e dos presidentes dos outros sete partidos (PMB/PHS/PEN/PMN/PRB/Pros) que compõem o grupo liderado por Pacheco.
Também estarão presentes os pré-candidatos a vereador, filiados e simpatizantes da sigla.
Indefinição marca o partido
Os tucanos realizam a sua convenção na sede do partido, a partir das 17h. Até ontem, o PSDB ainda seguia indefinido em relação aos rumos no pleito municipal deste ano. O partido chegou a lançar o nome de Maurício Theodoro, que é o atual vice-prefeito, para concorrer à sucessão de Edgar Bueno.
No entanto, a pré-candidatura de Maurício não conseguiu o apoio esperado até mesmo do partido do prefeito, o PDT, que optou pela pré-candidatura de Marcos Vinícius Pires de Souza. O próprio Maurício reconhece que os tucanos têm dois caminhos a seguir.
O primeiro apoiar Paranhos e o segundo Marcos Vinícius (PSB), que já tem o apoio do PR, PTN e PDT.
PT
O Partido dos Trabalhadores promove a sua convenção na APP-Sindicato, a partir das 9h. O partido deve lançar chapa pura tanto na majoritária quanto na proporcional. A direção municipal da legenda ainda sonha com a pré-candidatura a prefeito do deputado Professor Lemos.
O plano B seria a pré-candidatura do ex-vereador Aderbal Mello.
Outros partidos que fazem convenções hoje são: PPS, PV, PEN e PHS