Cotidiano

Na Itália, Mickey homenageia Corto Maltese nos 50 anos do personagem

TOPOmaltese.jpgSÃO PAULO – Na Itália, a revista “Topolino” (como o Mickey é chamado) de março, que chegou às bancas do país nesta quarta-feira, trouxe a primeira parte de uma paródia de “Uma balada do mar salgado” com o Mickey fazendo as vezes de Corto Maltese, como Topo Maltese. Intitulada “Una ballata del topo salato” (Uma balada do camundongo salgado, em tradução livre do italiano), a história homenageia “Uma balada do mar salgado” e o clássico personagem aventureiro de Hugo Pratt (1927-1995), que completa 50 anos da primeira publicação em julho. No Brasil, a editora Abril vai publicar o quadrinho em duas partes nos números de junho e julho da revista “Mickey”.

Como na graphic novel de Pratt, a paródia protagonizada pelo mickey também é narrada pelo oceano, que leva o leitor até o vilão da história, o capitão Rasputin, que é encarnado por João Bafo de Onça.

“Una ballata del topo salato” foi escrita por Bruno Enna e desenhada por Giorgio Cavazzano, uma das principais estrelas mundiais da produção de quadrinhos Disney. O artista começou a desenhar os personagens da turma do Mickey no mesmo ano em que Pratt lançou “Uma balada do mar salgado” e apresentou Corto Maltese a uma primeira geração de leitores.

“Eu e Hugo ficamos amigos e a história da “Balada” me abriu possibilidades gráficas inesperadas. Hoje, depois de tantos anos, não acreditava que teria tanto entusiasmo ao desenhar uma história da Disney. Acho que “Topo Maltese” é a história mais bonita que já fiz”, declarou Cavazzani, em comunicado à imprensa divulgado pela editora italiana Panini.