A Vigilância Epidemiológica de Toledo reforçou a importância de seguir todos os cuidados recomendados para prevenir a gripe, assim como da realização da vacina preventiva. Em Toledo, foi confirmada na terça-feira, a primeira morte no município neste ano em decorrência da gripe AH3 sazonal, que é o vírus em maior circulação no hemisfério. Esse é o terceiro caso de morte por gripe na região Oeste. Os outros dois foram notificados pela 9ª Regional de Saúde, em Foz do Iguaçu.
O óbito em Toledo refere-se a um produtor rural, de 46 anos de idade, internado no dia 9 de junho, quando foi encaminhado à UTI com síndrome respiratória aguda. Ele faleceu no dia 11 de junho e a confirmação da causa, concluídos os exames, saiu no dia 20.
Com a chegada do frio, os cuidados devem ser ampliados para garantir a proteção, segundo afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi. Segundo ela, os principais cuidados devem ser a higienização frequente das mãos com água e sabão. Se não for possível, pode-se usar o álcool 70. Ela recomenda ainda evitar locais fechados e aglomerações de pessoas, manter ambientes bem ventilados, evitar o compartilhamento de objetos como pratos e talheres, cobrir a boca ao tossir e expirar sobre lenços de papel, ingerir bastante líquidos e ter uma alimentação saudável.
A campanha de vacinação contra a gripe continua em todos os postos de saúde para os grupos prioritários.