BERLIM ? A morte de Fritz, um filhote de urso polar nascido em novembro no zoológico Tierpark, em Berlim, comoveu os alemães. Em comunicado, a instituição informou que o animal morreu na noite de segunda-feira, ?em decorrência de uma hepatite?.
?Estamos chocados, muito tristes e deprimidos. É incrível a rapidez como este pequeno urso polar conquistou nossos corações?, afirmou o diretor do zoológico, Andreas Knieriem, em comunicado.
Fritz nasceu no último dia 3 de novembro, junto com uma irmã gêmea, morta logo após o parto. O filhote já havia superado os três primeiros meses de vida, considerados críticos para ursos polares nascidos em cativeiro. Ele era o primeiro urso polar nascido no Tierpark em 22 anos.
De acordo com o zoológico, Fritz amanheceu apático e não se desapegava da mãe, Tonja. Por esse motivo, ele foi examinado e uma hepatite grave foi detectada. À noite, por volta das 19h, o animal faleceu.
Em pouco tempo, o pequeno Fritz conquistou a simpatia dos berlinenses, que o consideravam o sucessor de Knut, nascido em 2006 e morto em 2015 num outro zoológico de Berlim. Pelas redes sociais, muitos alemães se despediram do filhote.
?Quem se lembra de Knut ficará triste. Mas, acima de tudo, devemos proteger os ursos polares na natureza, que são ameaçados pelo degelo?, escreveu no Twitter Peter Altmaier, braço direito da chanceler, Angela Merkel.