RIO – Morreu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, aos 57 anos, o baixista, compositor e produtor musical Roberto Lly. Nos anos 1980, ele foi integrante do Herva Doce, e compôs o maior sucesso da banda, “Amante profissional”, de 1985. O músico se tratava de uma pneumonia. Em agosto do ano passado, o Herva havia perdido o seu vocalista e tecladista Renato Ladeira.
Roberto começou na música nos anos 1970, tocando com bandas do underground carioca (Legião Estrangeira, Magia Branca, Sangue da Cidade) e, nessa época, fez parta das bandas de Tavito e de Jorge Ben, com quem fez excursão pela Europa.
No início dos anos 1980, formou a banda Herva Doce, que gravou quatro álbuns pela EMI e BMG Ariola. Passado o boom do pop rock da década de 80, Lly continuou requisitado como baixista e passou a atuar como produtor musical, abrindo o estúdio musical Caverna. No fim dos anos 1990, ele produziu o álbum com o qual cantor Vinny estourou com a canção “Mexe a cadeira”.
Em 2004, Lly fundou o selo T-Rec, disposto a lançar discos de roqueiros e bluesmen. Enquanto permaneceu nos palcos, Lly também continuou compondo. O artista assinou com o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães o repertório de “Rock it”, álbum lançado pelo barão em 2013.