Cotidiano

Ministro diz que Brasil é ?retardatário? em fixar idade mínima para aposentadoria

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quarta-feira que, a partir de 2026, o Brasil deve pensar numa fonte alternativa de financiamento da reforma da Previdência. Primeiro convidado a ser ouvido na comissão que analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência na Câmara, o ministro afirmou que o Brasil é “retardatário” no processo de fixar uma idade mínima para aposentadoria e citou dados da OCDE para afirmar que o país é um dos únicos no mundo que ainda não colocou isso em prática.

? O Brasil depois de 2026 tem que pensar numa nova fonte de financiamento para a Previdência. Daqui dez anos tem que se pensar se nós temos condições de aumentar nosso custeio da Previdência com recursos próprios ? afirmou Padilha.

O ministro defendeu a fixação da idade mínima para aposentadoria em 65 anos e afirmou que o Brasil não está inovando na reforma, apenas seguindo o caminho internacional.

? Somos retardatários nesse processo (de fixar idade mínima), não somos precursores. Somos bastante retardatários em relação à OCDE ? disse:

? Em relação à pensão por morte, apenas o Brasil e Colômbia na América Latina é que (os pensionistas) têm suas aposentadorias com 100% de contribuição. Nós não estamos inovando, não há inovação, estamos procurando nos colocar no padrão internacional.