BARCELONA ? Milhares de pessoas participam, neste domingo, em Barcelona, de links catalunha uma manifestação contra o “golpe separatista” na Catalunha, uma região do nordeste da Espanha. Eles são contra a realização de um referendo de independência, programado para acontecer até, no máximo, setembro deste ano. A autorização foi dada pelo Parlamento da Catalunha ainda no ano passado.
Segundo a Prefeitura de Barcelona, 6.500 pessoas participam do protesto neste domingo, que saiu da Praça Urquinaona e terminou em frente ao Palau de la Generalitat, sede do governo regional comandado pelo independentista Carles Puigdemont. Segundo os manifestantes, havia 15 mil pessoas.
Trata-se da primeira manifestação convocada em Barcelona pela Sociedade Civil Catalã (SCC), uma plataforma cidadã contra a independência. O apoio da população tem sido forte.
? Não quero a independência, sou espanhola, nasci em Burgos e vim para Barcelona em busca de trabalho há 30 anos ? contou à AFP Gloria Chicote, uma enfermeira de 60 anos.
Os manifestantes, entre cantos e bandeiras da Espanha e da Catalunha, pediram às autoridades catalães, ao governo e aos partidos independentista que ponham fim a sua “deriva nacionalista”.
No início deste mês, o principal órgão de interpretação jurídica da Catalunha, o Conselho de Garantias Estatutárias, chegou a considerar ilegal a realização do referendo.
Entre os manifestantes também estavam representantes do Partido Popular (PP), de Mariano Rajoy, que tenta uma “operação de diálogo” para impedir o crescente afastamento de uma parte dos catalães.
? A batalha não está completamente perdida. É reversível, mas Madri tem que ser muito mais presente na Catalunha ? afirmou o presidente da SCC, Mariano Goma Otero, em referência aos investimentos em infraestruturas, em particular ferroviárias, além da necessidade de um estímulo maior à cultura e ao idioma catalão.