Cotidiano

Meirelles usa exemplo do Rio para dizer o que não deve acontecer com contas públicas

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, usou o exemplo do Rio de Janeiro para falar da gravidade das contas públicas do Brasil. Ele disse que “trabalhou duro” para fazer um acordo com o governo do Rio a fim de garantir um socorro financeiro.

? Terá que cortar todos os gastos. A Previdência do Rio tem um problema de solvência. Trabalhamos duro para a recuperação do Rio. É um compromisso de todos nós. Trabalhei dias e noites para isso ? disse Meirelles

Em seguida, ele alertou que isso pode ocorrer com o Brasil.

? O longo prazo demora, mas chega. Hoje, os gastos com o INSS são de 8,1% do PIB. Se nada for feito, chegará a 17,2% do PIB em 2060.

Com a reforma, isso se inverte, com uma margem inclusive para gastos sociais. Se não fizermos nada a Previdência vai ocupar cada vez mais o teto e tudo isso vai levar à uma situação de que todo o orçamento público seja consumido ? disse Meirelles.

O ministro continua na Câmara. Nesta quarta-feira, ele terá nova rodada de encontros com partidos: com as bancadas do PSD, PRB e PP.

Os deputados que saíram disseram que Meirelles está esclarecendo dúvidas.

? A maior parte das perguntas foi sobre idade mínima. A questão da regra de transição estava mal explicada ? disse um deputado.