BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, assegurou a investidores que o governo Michel Temer e o Congresso trabalham em sintonia. Em reunião realizada no Ministério da Fazenda nesta sexta-feira, um grupo de pesos pesados do mercado financeiro perguntou a Meirelles sobre o andamento da pauta econômica no Legislativo.
Segundo assessores da equipe econômica, o ministro disse que a relação com o Congresso é tranquila e lembrou que o presidente interino é um político veterano que se relaciona bem com deputados e senadores. Meirelles contou que tem ouvido de parlamentares que a maior preocupação dos eleitores é com o desemprego e explicado que a aprovação de medidas estruturais, como a proposta de emenda constitucional (PEC) do teto para o gasto público, é o caminho para a retomada do crescimento e geração de postos de trabalho.
? Ficou claro que há uma relação boa com o Congresso e que há um entendimento sobre a importância de se aprovar um teto para as despesas públicas ? disse um integrante do governo.
Entre os 17 participantes da reunião, cinco são ligados ao grupo Itaú Unibanco, mas estiveram também representantes de casas internacionais de grande porte, como BlackRock, Abu Dhabi Investment, JP Morgan, Goldman Sachs e Temasek. Completam a lista SPX Investimentos, JGP, BTG e Ibiúna.