Cotidiano

Mc Donald's de Hong Kong tira asas de galinha do cardápio

PEQUIM. Em novo revés para a imagem do Brasil no exterior, desta vez foi a rede Mc Donald?s que anunciou que retirou do cardápio dos seus restaurantes em Hong Kong o ?BBQ McWings?, ou asas de galinha grelhadas, para tranquilizar os clientes. A medida foi tomada preventivamente, segundo revela a empresa ao GLOBO, porque descobriu-se que alguns lotes da mercadoria poderiam ter vindo do Brasil. A assessoria de imprensa garante que o frango grelhado e McChicken que estão sendo oferecidos nas cerca de 240 lojas da marca em Hong Kong são provenientes da China.

?Para garantir a tranquildade dos consumidores, tiramos temporariamente os ?BBQ McWings? do cardápio como medida de precaução. Confirmos que os fringe grelhado e o McChicken disponível nos restaurantes são todos da China?

A empresa reiterou que não há qualquer ingrediente servido em suas lojas que tenha sido importado dos 21 frigoríficos que estão sob investigação no Brasil na operação ?Carne Fraca? da Polícia Federal.

Seguindo o exemplo chinês e da União Europeia, a região administrativa especial de Hong Kong divulgará no final da tarde de terça-feira a suspensão temporária das importações de carnes brasileiras. O Centro para Segurança Alimentar (CFS) do Departamento de Saúde Alimentar e Ambiental afirmou em nota oficial que, “tendo em vista o fato de a qualidade carne exportada pelo Brasil estar sendo questionada, em nome da prudência, o CFS decidiu suspender temporariamente as compras de carnes congeladas e frescas de bovinos e aves brasileiros”. A medida teve efeito logo após a publicação da nota.

? O centro decidiu, como medida de precaução, suspender temporariamente as importações de carnes congeladas e frescas de bovinos e aves do Brasil. O CFS vai manter os contatos com as autoridades relevantes no país para obter as informações detalhadas. Além disso, a fiscalização sobre carnes bovinas e de aves vindas do Brasil será reforçada para garantir a segurança alimentar e a saúde pública ? disse um porta-voz do CFS.

Nos últimos três anos, segundo o CFS, foram colhidas 17.060 amostras de carnes de bovinos e aves para testes de rotina. Entre eles, houve apenas 36 amostras consideradas insatisfatórias e nenhuma delas estava relacionada à qualidade dos produtos brasileiros.