Cotidiano

Marriott compra Starwood e se torna maior rede de hotéis de mundo

2016 940625224-201609230132212925_AP.jpg_20160923.jpgNOVA YORK – A Marriott International fechou a compra da Starwood Hotels & Resorts Worldwide por US$ 13 bilhões nesta sexta-feira, formando a maior rede hoteleira do mundo.

Com 30 bandeiras e a maior rede hoteleira do mundo ? com mais de 5.700 propriedades e 1,1 mihão de quartos e mais de 110 países, a empresa combinada supera o Hilton., que tem 773 mil quartos, e o Intercontinental Hotels Group, com 766 mil, conforme a STR, firma que acompanha os dados do setor.

Com a operação, passam a operar juntas as marcas Marriott, Courtyard e Ritz Carlton, da Marriott International, com Sheraton, Westin, W e St. Regisda Starwood. O grupo formado tem um em cada 15 hotéis do mundo.

? Podemos oferecer muito mais opções. Em locações, tipos de hotéis,quanto o consumidor quer gastar?, disse Arne Sorenson, diretor-executivo da Marriot.

O programa de fidelidade da Starwood ? Starwood Preferred Guest ? também foi um ?racional central e estratégico para a transação?, conforme o executivo. Os membros do programa são muito leais, em geral têm renda mais alta e tendem a gastar mais noites em viagens.

A partir desta sexta-feira, membros dos programas de fidelização do Starwood e do Marriott poderão juntar suas contas. Cada ponto no programa da Starwood, valerá três pontos no da Marriott.

A rede Starwood se abriu para propostas em abril do ano passado. A companhia, que tem sede em Stamford, em Connecticut, lutava para crescer na mesma velocidade que os rivais, em especial no segmento de hotéis com serviços limitados, que são menores, não tem restaurantes e, geralmente, estão situados perto de rodovias, aeroportos e conjuntos empresariais nos suburbios.

Para fechar o negócio, o grupo Marriott teve de superar a oferta da chinesa Anbang Insurance Group, que foi prejudicada pela demora do governo chinês em aprovar a operação, atrasando a venda por meses. As autoridades dos EUA e da Europa, por sua vez, deram ok rapidamente para a operação.

Assim como outras redes do setor, Marriott e Starwood têm poucos hotéis individuais. Eles gerenciam os empreendimentos ou repassam franquias para cententas de proprietários individuais, muitos dos quais são incorporadoras imobiliárias. Os proprietários dos hotéis são responsáveis por estabelecer o valor da diária. Não é raro que os mesmos proprietários detenham unidades com bandeiras Marriott, HIlton, Hayatt e Sheraton na mesma cidade.

A compra dá ainda mais vantagem ao grupo Marriott no ramo de viagens corporativas, já que as companhias frequentemente buscam uma das gigantes do setor hoteleiro para hospedar seus empregados. Também dá à companhia mais poder sobre as agências online Expedia e Priceline, que oferecem quartos das redes em troca de comissões. A indústria hoteleira passou o ano passado tentando levar os consumidores a fazer reservas diretas, em vez de usar as agências, a fim de evitar o gasto com comissões.