Cotidiano

Marqueteiro do PSDB adota ?índice coxinha? em SP

coxinha.jpegSÃO PAULO – O apelido de “coxinha” dado por opositores ao candidato a prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) foi incorporado de vez pela campanha do tucano. O marqueteiro dele, Lula Guimarães, usou nesta sexta-feira uma imagem com o quitute em três versões (pequeno, médio e grande) para defender que o candidato crescerá nas pesquisas de intenção de voto. A foto foi divulgada para jornalistas em um grupo que a campanha mantém num aplicativo de troca de mensagens.

“João é o único candidato que cresce nas pesquisas, como mostram gráficos”, escreveu Lula ao postar a iguaria de boteco. O publicitário trabalhou para a ex-senadora Marina Silva na eleição presidencial de 2014.

Na pesquisa Datafolha divulgada no último dia 26, Doria apareceu com 5%. Celso Russomanno (PRB) tem 31%, Marta Suplicy (PMDB) 16%, Luiza Erundina (PSOL) 10% e Fernando Haddad (PT) 8%. Na sondagem feita pelo Ibope e divulgada no dia 23 deste mês, Doria registrou 9%, mesma intenção de voto de Erundina e Haddad. Russomanno obteve 33% e Marta 17%.

A expressão “coxinha” ganhou popularidade na onda de protestos contra a então presidente Dilma Rousseff. Os apoiadores do impeachment foram apelidados de “coxinhas” por causa do estilo engomadinho de se vestir, enquanto os simpatizantes de Dilma de “mortadelas” dado o baixo poder aquisitivo.

Defensor dos movimentos pró-impeachment e com o discurso antipetista como uma das suas marcas nesta eleição, Doria ganhou logo o apelido e recentemente assumiu o rótulo. Numa agenda de campanha, dias atrás, ele pediu a um repórter que comprasse uma coxinha para posar para fotos.

? Acelera, coxinha ? brincou o tucano para os cinegrafistas.

No dia anterior, a campanha do candidato havia pedido aos jornalistas no mesmo grupo onde Lula divulgou a imagem das coxinhas que Doria não fosse fotografado ou filmado enquanto comia nas atividades de rua. O pedido foi tornado público e, pelo contrário, aumentou o apetite da mídia em registrar o candidato entre uma mordida e outra na maratona eleitoral.