Cotidiano

Maior avião comercial do mundo vai operar rota de São Paulo a Dubai

SÃO PAULO – Moderna, sofisticada e suntuosa. A lista de adjetivos resume um pouco do charme de Dubai, cidade dos arranhas-céus fincados na região desértica dos Emirados Árabes. Agora, esse luxo pode ser desfrutado antes da chegada. A depender do tamanho do bolso, já a bordo o viajante pode fazer spa, tomar chuveirada e sentar-se em assento que vira cama. No Airbus A380 isso é possível ao longo de 14h55m a 43 mil pés. Mas como tudo tem seu preço, o custo da passagem pode sair de R$ 5 mil e chegar às alturas (R$ 32 mil, caso seja na primeira classe). A proposta da Emirates Airline, companhia árabe que faz a rota Dubai-Guarulhos há 10 anos, é tornar a viagem confortável, quase como se fosse em terra firme.

Considerado o maior Airbus na categoria comercial do mundo, o A380 chegou na tarde de domingo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, marcando o início de sua operação na rota entre Brasil e Emirados Árabe. O pouso foi marcado pelo tradicional batismo, uma espécie de um banho que o avião recebe ao taxiar na pista do aeroporto. Dois caminhões dos bombeiros perfilados dispararam jatos d?água na fuselagem do avião.

O GLOBO visitou o interior da aeronave por cerca de 15 minutos no início da noite de ontem. A bordo tudo é superlativo e incomum: dois andares, duas turbinas em cada asa, um lounge com bar e centenas de telas com mais de 2.600 canais de filmes. Ao entrar no avião, há um hall amplo que mais parece a entrada de um hotel.

No primeiro piso, os assentos da classe econômica se estendem ao longo de fileiras que parecem não ter fim. São 401 lugares. Ali, a sensação é de estar num avião normal. Ali, visualmente há pouco mudança no quesito conforto, no espaçamento entre as cadeiras.

No segundo andar, porém, tudo muda. São 14 assentos para a primeira classe e 76 na business – categoria que também dispõe de assentos cama, mais confortáveis. Na primeira classe, porém, as poltronas são de couro, mais largas e os assentos são exclusivos, com portas laterais que podem ser fechadas, dando mais privacidade ao passageiro. No menu, há, por exemplo, canapés e bebidas preparadas por um bartender.

AUMENTO NA DEMANDA POR ASSENTOS NA PRIMEIRA CLASSE

Vice-presidente das operações comerciais da Emirates nas Américas, Hubert Frach, afirma que com a chegada do A380 São Paulo passará a fazer parte de um rol de 46 destinos que a aeronave já opera em seis continentes. De acordo com Frach, antes o trajeto era feito pelo Boeing 777-300ER, que será substituído não só na rota de São Paulo, como também em Tóquio, no Japão, e Casablanca, no Marrocos. A mudança deve representar um ganho de 38% no número de assentos no trajeto.

Frach disse que a despeito do contexto de crise econômica e política no Brasil, confia na reversão da expectativa de queda.

? Temos confiança na economia brasileira. Percebemos aumento na demanda de passageiros por assentos na primeira classe e bussiness.