Cotidiano

Lula: Temer vai 'acabar com conquistas dos trabalhadores'

SÃO PAULO. Num discurso alinhado com a estratégia que pretende adotar ao lançar a sua pré-candiatura ao Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o “golpe” que tirou a presidente Dilma Rousseff do poder tinha o objetivo de “acabar com as conquistas dos trabalhadores”.

? Está ficando cada vez mais claro que o golpe dado neste país não foi só para tirar a Dilma, mas também para colocar um cidadão sem nenhuma legitimidade para acabar com as conquistas da classe trabalhadora ao longo de anos,com a reforma trabalhista e com a reforma da Previdência – disse Lula, ao participar de ato contra a reforma da Previdência organizado pela Frente Brasil Popular, na Avenida Paulista, em São Paulo.

O petista deve anunciar ainda este mês que pretende concorrer pela sexta vez à Presidência da República. Lula quer fazer das críticas às medidas econômicas do governo Temer o mote de sua pré-campanha.

? É preciso parar com essa bobagem de cortar – discursou o ex-presidente.

Segundo o petista, a reforma da Previdência proposta pelo governo vai “praticamente proibir que milhões e milhões de brasileiros consigam se aposentar”.

Lula chegou a citar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que foi presidente do Banco Central durante a gestão do petista, entre 2003 e 2010.

? Gostaria que o Temer estivesse ouvindo, que o Meirelles estivesse ouvindo. Para eles perceberem que um dia nós resolvemos o problema da Previdência apenas com política de geração de emprego e renda – disse Lula, acrescentando que durante a sua gestão a receita da Previdência aumentou por causa do crescimento da economia.

Na avaliação do petista, embora o governo Temer “seja fraco, conseguiu construir no Congresso uma maioria que nenhum outro presidente conseguiu”. E essa maioria está, ainda segundo o ex-presidente, permitindo que as reformas sejam empurradas “goela abaixo da população”.