O Programa de Educação Ambiental da Itaipu em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do convênio Linha Ecológica, fez encontro com secretários de educação e coordenadores pedagógicos das secretarias de educação da BP3 para apresentar a Proposta Saúde Integrativa na Escola.
Na abertura, a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila Alberton, disse que esse será um diferencial para o enfrentamento de problemas relacionados com a saúde dos profissionais da educação. A primeira etapa do projeto consistiu na apresentação do programa. A presidente dos Lindeiros e prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, afirmou apoiar parcerias em ações que buscam melhorar a qualidade de vida na região.
Na sequência, 360 representantes de todas as escolas municipais da BP3, nutricionistas, psicólogos e coordenadores pedagógicos das secretarias municipais participarão de quatro momentos formativos até o fim do primeiro semestre de 2018 e constituirão nas escolas núcleos promotores de saúde integrativa, envolvendo profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar.
O Programa de Educação Ambiental Saúde Integrativa na Escola visa a promoção da saúde a partir dos eixos educação/saúde/sustentabilidade, através de dinâmicas, práticas, reflexões e novas metodologias integrativas do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente.
Objetivos sustentáveis
Alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Programa é uma proposta inovadora e, pela avaliação dos secretários de educação, vem ao encontro de uma necessidade muito grande dentro dos ambientes educacionais: a promoção da saúde integral. A formação será conduzida pelo doutor Roberto de Almeida, médico formado na UFPR.