Foz Uma rodovia moderna, com asfalto de qualidade e sinalização adequada que faça jus a uma das maravilhas naturais do mundo. É com essa expectativa que líderes de Foz do Iguaçu ampliam cobranças pelo início das obras de duplicação da BR-469, a chamada Rodovia das Cataratas. A melhoria é um anseio antigo e devido a questões burocráticas, de falta de recursos e de planejamento ainda não começou. A expectativa aumenta com o recente anúncio do IAP, que concedeu licença ambiental prévia para o projeto.
O trecho a ser duplicado contempla a região compreendida pelo Parque Nacional do Iguaçu e acesso à Argentina e terá 8,82 quilômetros. A previsão é de que o governo federal, por meio do Dnit (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), invista R$ 98 milhões na obra. Com a licença, o Dnit recebe sinal verde para licitar a duplicação. O Iguassu Convention, a Itaipu e o Fundo Iguaçu encomendaram já há um bom tempo os projetos básicos de engenharia, que incluíram os estudos de impacto ambiental e o licenciamento.
A obra prevê, além da duplicação, a construção de marginais, ciclovias, passarelas para pedestres, retornos, viaduto, trincheiras, ponte elevada e até estruturas para permitir a passagem de animais em segurança, sem nenhum contato com a rodovia. A obra chegou a ser iniciada há dez anos, mas pouco foi feito. Indícios de superfaturamento levaram ao embargo por parte do Tribunal de Contas da União.