Cotidiano

Líder das FARC se entrega ao exército colombiano

BOGOTÁ ? Um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que figurava entre o grupo de guerrilheiros que se opunham ao acordo de paz, se entregou voluntariamente às autoridades, informou neste sábado o exército colombiano. Identificado como Carlos Carvajal, conhecido como ?Alexander Mojoso?, ele se entregou em Cartagena de Chairá, um povoado a cerca de 370 quilômetros de Bogotá.

? Atualmente se encontra em andamento o processo de desmobilização ? disse o general Ricardo Gómez, segundo a Associated Press. ? A verificação sobre sua identidade foi cumprida de maneira plena, confirmando que se trata de Carlos Carvajal Torres, apelidado como ?Alexander Mojoso?.

Segundo a Rádio Caracol, Carvajal era um dos líderes da Frente 14, uma unidade das FARC que operava principalmente no departamento Caquetá, na região amazônica, mas foi desarticulada.

O guerrilheiro havia desertado das FARC antes do início da mobilização em que aproximadamente 7 mil soldados do grupo se dirigiram a pontos designados para entregarem as armas e retomarem a vida civil.

Segundo Gómez, foram seguidos protocolos de confidencialidade para casos como esse e que, a partir de agora, o ex-líder rebelde ?faz parte do programa de atenção humanitária aos desmobilizados?.

Contra Carvajal pesam ordens de prisão por crimes como porte ilegal de arma, rebelião, fuga de presos entre outros. A rendição coincide com a aplicação das primeiras fases do acordo de paz firmado ano passado entre o governo e as FARC.