Cotidiano

Levantamento contra o Aedes

Agentes de Combate a Endemias estão percorrendo as ruas da cidade para realizar o 4º Ciclo do LirAa em Cascavel, que começou ontem e continua até amanhã. O Setor de Controle de Endemias do Município de Cascavel espera que o tempo continue colaborando para que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti seja concluído dentro do tempo previsto, uma vez que este é principal ciclo do ano.

Além de apresentar de maneira rápida e segura os índices de infestação larvárias do mosquito, este ciclo – que ocorre após um período de chuvas – pode apresentar um índice mais alto de infestação do que os últimos. "Já notamos um aumento significativo na coleta de larvas", adianta a coordenadora do Programa de Controle de Endemias, Ana Paula Barbosa.

Neste ano, o 1º LirAa, realizado em janeiro, apontou índice de infestação de 1,7%, com médio risco de epidemia. Já em abril, durante o 2º ciclo, o Levantamento apontou médio risco, subindo para 3,2% de infestação. Com o frio, o LirAa teve 0% de infestação em julho. "Com chuva e calor a probabilidade de aumento das larvas é maior e os cuidados da população devem ser redobrados para não termos uma epidemia no verão", alerta Ana Paula.

Inspecionados

Neste ciclo serão inspecionados aproximadamente 4.293 imóveis, número que é determinado em função da densidade populacional. A distribuição é feita via sistema de informação, no qual é realizado sorteio dos quarteirões e divididos em dez estratos.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 104 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, estão sendo realizadas visitas em todos os bairros do Município, mas em uma quantidade específica de domicílios.

Mosquito Não

Também hoje começou em Cascavel, a exemplo de todo o País, a Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes aegypti. As três secretarias intensificarão os trabalhos de sensibilização da população para ações de combate ao mosquito transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya.