Cotidiano

Lázaro Ramos planeja estreia como diretor de cinema e quer atuar menos

LazaroRamos_FotoAlineArruda_09.jpgRIO – Protagonista da série ?Mister Brau?, na Globo, e apresentador do ?Espelho?, do Canal Brasil, Lázaro Ramos viaja atualmente com a peça ?O topo da montanha?, tem dois livros prontos para lançar, um adulto e outro infantil, e está no elenco de ?O beijo?, longa inédito de Murilo Benício. Vai estrear ainda neste ano como diretor de cinema. Quer transformar a tragicomédia ?Namíbia, não!?, que já dirigiu no teatro, em filme. O baiano, que começou na TV aos 10 anos, em Salvador, até ensaiou uma virada na carreira há poucos anos. Estava decidido a deixar a atuação para trabalhar como diretor e escritor. Mas precisou conciliar todas as funções para dar conta dos compromissos assumidos por ele.

? Achei que iria parar, que não tinha mais nada novo para fazer e que já havia vivido todos os arquétipos como ator. Foi quando apareceu ?Lado a lado? (2012) ? recorda.

A novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, que retratou as transformações sociais do Rio do início do século XX, serviu como um novo fôlego para a carreira, ele diz.

? Naquele período eu estava me preparando para fazer a transição. Pensava em reduzir o ritmo como ator. Cheguei a ter uma conversa na Globo e comecei a desenvolver um programa de entrevistas. Seria meu próximo passo, mas aí apareceu o ?Mister Brau? e mudei os rumos de novo ? conta Lázaro, que também foi visto nesses últimos anos na novela ?Geração Brasil? (2014).

A necessidade de uma reinvenção profissional bateu nele após o nascimento do primeiro filho, João Vicente, atualmente com 5 anos. O baiano, de 38 anos, também é pai de Maria Antônia, de 2, da relação de 13 anos com a atriz Taís Araújo, sua parceira de cena em ?O topo da montanha? e ?Mister Brau?.

? Estou chegando aos 40, tenho dois filhos. Quero me entender para além dos rótulos. Hoje em dia já consigo botar no currículo que sou ator, diretor, escritor e roteirista. Mas até me aceitar nessa pele foi uma luta. Sou conhecido como ator, mas venho exercendo as outras funções há tempos. Tem gente que não sabe que eu dirigi o ?Espelho? por dez anos, tem gente que não sabe que estou indo para o meu quinto livro. Essa complexidade profissional tem sido uma luta interna e externa de aceitação.

274595.jpg

ÁGUAS COMPLEXAS

É no ?Espelho? que Lázaro afirma ser ele mesmo. O programa, agora dirigido pelo cineasta Thiago Gomes e pelo jornalista Frederico Neves, estreia sua 12ª temporada na segunda, às 21h30m, no Canal Brasil:

? É muito bom ter um lugar onde posso perguntar as coisas do meu jeito. As gaguejadas que dou estão lá, as minhas dúvidas também aparecem nas entrevistas. Posso debater ideias sem ter que ser muito sucinto. Sinto um conforto em poder destrinchar por 26 minutos os temas de cada programa. É um alívio. Eu não sou um homem livre e feliz com os 140 caracteres do Twitter. Não vou dizer que sou pleno quando faço o vídeo de um minuto para o Instagram. Tento exercitar a síntese nestes tempos em que é valorizado o vídeo de um minuto na internet. Mas sou pleno e feliz mesmo no ?Espelho?, onde navego por águas mais complexas.

Lázaro tem estado bastante ativo nas redes sociais e diz usar o Twitter como exercício. Nas gravações recentes do ?Espelho?, que já contabiliza mais de 300 entrevistados ao longo de todos esses anos, pediu aos seus seguidores que mandassem perguntas aos convidados. Com 26 episódios, a nova temporada traz convidados como Leandra Leal, Liniker, Ciro Gomes, Mart?nália, Jesuíta Barbosa, Marcius Melhem, Agnaldo Rayol, Marcelo Tas, entre outros. Na estreia, vai ao ar a entrevista com o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame.

unnamed.jpg

O apresentador diz que os convidados farão várias revelações ao longo da nova temporada, mas garante que já deixou de fora da edição declarações mais bombásticas.

? Não quero fazer certas perguntas só para polemizar. Se quero saber sobre algo incômodo é para estabelecer um diálogo. Não estou aqui para derrubar nem elevar ninguém.

O ator e apresentador classifica o ?Espelho? como um programa ?bem latino?:

? A gente ri e chora ? diz ele, que aparece em cena com os olhos marejados quando Leandra Leal fala da filha que adotou no ano passado, por exemplo.

Hoje, Lázaro tem mais projetos como diretor e escritor e diz que será menos visto como ator. Já toda gravada, a terceira temporada de ?Mister Brau? estreia no dia 18 de abril. Os novos episódios, com redação final de Jorge Furtado, trazem Brau (Lázaro) e Michele (Taís) às voltas com as três crianças que adotaram.

O casal da ficção também terá um programa de auditório chamado ?Os Brau?, onde irá receber convidados do meio musical ? desde nomes como Karol Conka, Jaloo e Liniker até os novos fenômenos Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraisa.

O programa dentro da série virou ainda um especial que a Globo exibe no dia 9. Além de atuar, Lázaro também assina o roteiro da atração.

Depois de lançar o livro infantil ?Caderno de rimas do João? (2015), pela Pallas Editora, ele tem prontos o ?Caderno de rimas da Maria? ? as publicações homenageiam os filhos do ator ? e o livro adulto ?Na minha pele?, sobre a construção da identidade, que será publicado pela Companhia das Letras.

Lázaro diz que vai atrás do que o interessa e já não está mais preocupado com rótulos:

? Entendi que sou um cara que pode ser tudo isso.