Cotidiano

Justiça convoca 2,7 mil para serem mesários

Justiça Eleitoral publica hoje a relação dos mesários convocados a trabalhar nas eleições de outubro

Cascavel – A Justiça Eleitoral publica hoje a relação dos mesários convocados a trabalhar nas eleições de outubro. Só em Cascavel são  convocados 2.704 eleitores, 60% deles voluntários.

Além de Cascavel, será publicada a relação dos mesários que atuarão em Santa Tereza do Oeste (112) e Lindoeste (60). “A partir das 18h desta quarta-feira a lista estará disponível no Fórum Eleitoral”, adiantou ontem a chefe da 143ª Zona Eleitoral, Rubiane Kreuz.

Segundo ela, todas as pessoas já receberam uma carta via Correios informando sobre a convocação da Justiça Eleitoral. E novas convocações deverão ser feitas oportunamente para substituição dos ausentes e até um cadastro de reserva.

De acordo com Rubiane, a expectativa é chamar 200 novos eleitores. “Somente na 143ª pretendemos convocar mais 80 mesários porque existe a necessidade de ter uma equipe completa para atuar na eleição”, frisou. Qualquer eleitor maior de 18 anos pode ser chamado para ser mesário.

As exceções são os próprios candidatos e seus parentes (mesmo os chamados parentes por afinidade) até segundo grau, membros de partidos políticos que exerçam função executiva, agentes policiais, autoridades, funcionários do sistema eleitoral e aqueles que possuem cargos de confiança no Poder Executivo.

Quem tem interesse em atuar como mesário voluntário deve se inscrever no Cartório Eleitoral ou no site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

TREINAMENTO

Para as eleições deste ano, assim como ocorreu nas anteriores, os eleitores que atuarão como mesários receberão treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possam solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação. Eles serão treinados entre agosto e setembro em datas a serem definidas pela Justiça Eleitoral.