Cotidiano

Jovem talento local

O relacionamento dos jovens com o dinheiro nem sempre é um caso de amor. E foi essa relação que chamou a atenção de uma estudante de Economia, que se “encantou” pela educação financeira. Foi amor à primeira vista: “Resolvi escrever meu trabalho de conclusão de curso sobre o tema e escolhi o objeto de pesquisa, que são os jovens católicos”.

O talento de Ana Carolina Fernandes Alves e sua dedicação lhe renderam bons frutos. Na verdade, prêmio. Ela conquistou o primeiro lugar do Prêmio Paraná de Economia, um dos mais reconhecidos do País, conferido pelo Corecon (Conselho Regional de Economia) do Paraná.

Ana já desenvolve trabalhos na sua igreja com a juventude e a partir disso resolveu aplicar os questionários nos grupos de jovens, atingindo pessoas de diferentes realidades e situações financeiras. A partir dali ela conseguiu observar como os jovens se relacionam com o dinheiro, se ajudam suas famílias, como gastam o salário e assim por diante.

Ela é egressa do curso de Ciências Econômicas da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) campus de Cascavel. Sua conquista é fruto do trabalho de conclusão de curso intitulado “Juventude e Finanças: A participação dos jovens de grupos católicos da cidade de Cascavel no planejamento financeiro familiar”. A monografia foi orientada pela professora Andréia Sambatti.

“Eu escolhi pesquisar sobre educação financeira porque participei, e ainda participo enquanto egressa, de um projeto de extensão chamado Primeiros Passos em Economia e Cidadania, a partir do qual desenvolvemos trabalhos com a comunidade externa sobre orçamento e planejamento financeiro”, conta.

Segundo Ana, sua meta é trazer a ciência econômica a serviço da sociedade, de uma forma mais simples e que impacta a vida de todos. Ela está no projeto desde 2015.

Amor só aumentou

A economista Ana Carolina Fernandes Alves conta que seu amor pela ciência econômica cresceu e ela tem projetos de criar uma pastoral na igreja que leve a educação financeira para o ambiente religioso. “Sinto-me realizada em colaborar com a comunidade, com o pouquinho que vivo e aprendi, tanto com o projeto, como com a minha pesquisa”.

Ana é professora e consultora de gestão de finanças e educação financeira em outro projeto de extensão chamado “Bom Negócio Paraná”.

Premiação

A premiação é realizada anualmente pelo Corecon, 6ª Região Paraná, que visa reconhecer as pesquisas realizadas por estudantes de economia e economistas. Os prêmios passam de R$ 11 mil.

A entrega do prêmio será nesta sexta-feira, 31, às 19h, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Laranjeiras do Sul.