Cotidiano

Ivanka Trump trabalhará de graça para o governo do pai

Trump Ivanka-GEF35P27H.1.jpgWASHINGTON – Ivanka Trump, filha mais velha do presidente Donald Trump, está sendo oficializada como funcionária não remunerada do governo federal. Assim, ela se junta ao marido, Jared Kushner, para servir como conselheira de seu pai na Casa Branca. A revelação da contratação inédita e potencialmente conflitante veio do “New York Times”. Ivanka Trump

Ivanka, que é tratada como uma espécie de primeira-dama dada a pouca presença da madrasta, Melania, já tem um escritório na Ala Oeste, perto do Salão Oval onde o pai despacha. Na semana passada, anunciou que serviria como conselheira informal de seu pai ? tema que provocou críticas de especialistas em ética, alegando que isso permitiria que ela burlasse regras.

“Ouvi as preocupações que alguns têm com o meu aconselhamento do presidente enquanto cumpro voluntariamente com todas as regras de ética. Trabalharei como uma funcionária não remunerada no escritório da Casa Branca, sujeita a todas as mesmas regras que outros funcionários federais”, disse Ivanka em comunicado recebido pelo jornal. “Ao longo deste processo, tenho trabalhado de perto e de boa-fé com o conselho da Casa Branca e com meu conselho pessoal para abordar esta natureza sem precedentes do meu cargo.”

O título de Ivanka será assistente especial do presidente. Seu marido, Jared Kushner, é conselheiro sênior ? nesta semana, ele assumiu o escritório de inovação do governo.

“O serviço da Ivanka como funcionária não remunerada promove o nosso compromisso com a ética, a transparência e a conformidade, proporcionando maiores oportunidades de liderar iniciativas que geram benefícios reais para o público americano que não estariam disponíveis para ela anteriormente”, disse em uma nota uma porta-voz do governo.

Apesar de potenciais nepotismo e conflitos de interesse, seu advogado, Jamie Gorelick, disse que a decisão cumpre rigorosamente com padrões de ética federal.

? Ela terá formulários de divulgação financeira exigidos aos funcionários federais e estará vinculada às mesmas regras de ética que ela tinha planejado cumprir voluntariamente ? disse Gorelick.US-POLITICS-TRUMP-EDUCATION-GJ33512IQ.1.jpg