O secretário de Finanças, Renato Segalla, confirmou na manhã de ontem que os carnês do IPTU 2018 já estão sendo confeccionados e que serão distribuídos no fim do mês de março ou, no máximo nos primeiros dias de abril.
Segundo Segalla, a partir do início de abril, no Portal da Prefeitura de Cascavel (www.cascavel.pr.gov.br), o contribuinte também terá a possibilidade de consultar o seu Imposto Predial e Territorial Urbano e fazer a emissão do boleto, caso opte por antecipar o pagamento.
De acordo com Decreto nº 14.030/2018, o IPTU pode será quitado em parcela única ou parcelado em até nove vezes. Para os contribuintes com nomes de iniciais de A até a letra K, o vencimento acontece no dia 16 de abril; 20 de abril é o vencimento para contribuintes com iniciais de L até Z, inclusive de nomes iniciados com Y e W. O secretário lembra que se optar pelo pagamento em parcela única, o contribuinte terá desconto de 10%. A meta para este ano é de arrecadar R$ 48 milhões com o imposto municipal.
Isenções
O Decreto nº 14.031 dispõe sobre procedimentos para a isenção de tributos no exercício financeiro de 2018, também já foi publicado no Diário Oficial e, segundo o Segalla, dos cerca de 7 mil contribuintes com direito à isenção, pelo menos cerca de 5,5 mil já terá o benefício concedido automaticamente, sem a necessidade de se deslocarem até a Prefeitura para solicitar a isenção. "Importante que o contribuinte que tem o direito a isenção e, por algum motivo, não teve o benefício concedido, que busque o setor de IPTU na Secretaria de Finanças para abrir o processo que vai garantir o benefício, claro que desde que os itens estabelecidos na lei sejam atendidos", completou.