CIDADE DO MÉXICO ? O petroleiro da empresa estatal Pemex continuava ardendo em chamas neste domingo, no Golfo do México, em frente ao porto mexicano de Veracruz, um dia depois que um incêndio atingiu a embarcação.
Navios dos bombeiros combatiam as chamas a bordo de Burgos, utilizando extintores químicos. As autoridades portuária se recusavam a especular quando eles poderiam extinguir o fogo. O petroleiro transportava cerca de 168 mil barris de gasolina e diesel, e estava a 10 quilômetros da costa quando emitiu um pedido de ajuda, às 11h30m de sábado. A tripulação foi resgatada ilesa. A empresa disse que ainda são desconhecidas as causas do incidente.
Além da equipe da Pemex, participaram dos trabalhos efetivos da Marinha e autoridades locais.
Imagens divulgadas no sábado no Twitter pela petrolífera mostravam as equipes de emergência tentando apagar as chamas da embarcação, que se encontrava envolta numa espessa coluna de fumaça negra.
A embarcação procedia de Coatzacoalcos e tinha como destino o Terminal Marítimo da Pemex, de acordo com informe da Secretaria de Comunicações e Transportes.
O incêndio ocorre após uma série de incidentes nos últimos anos que afetaram a Pemex, uma das maiores petrolíferas do mundo, que enfrenta uma crise financeira ainda mais prejudicada pelos baixos preços do petroleo e fortes cortes orçamentários.
Em abril, mais de 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após uma explosão numa refinaria operada pela Pemex e outra empresa no sudeste do Estado de Veracruz.