A soltura de 500 balões representando a alegria da pequena Anna Laura, marcou ontem a inauguração do Parque Alpapato Parque para Todos, na Apae de Cascavel. O Parque Anna Laura foi criado com a finalidade de promover a socialização entre crianças com ou sem deficiência e já mostrou os primeiros resultados positivos, com a integração entre os alunos atendidos pela Apae de Cascavel com as crianças atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil Aprisco, do bairro Neva.
O parque adaptado é uma criação do ex-executivo do Mercado Financeiro, Rodolfo Rudi Henrique Fischer, depois de uma viagem feita com a esposa para Jafa, no Israel, quando se depararam pela primeira vez com o modelo. A decisão de criar os parques surgiu como forma de prestar uma homenagem à filha Anna Laura, na época com 3 anos, vítima de um acidente de carro, ocorrido em 2012. Segundo Rudi, trata-se de um parque acessível, que permite que crianças com ou sem deficiência interajam em um ambiente seguro ?e? adequado.
O presidente da Apae de Cascavel, Evilasio Schmitz, disse que o parque certamente atingirá sua principal proposta, que é de tornar o parque acessível para todos. A presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Ledo, disse na ocasião que por essa e por outras ações, é que a Apae de Cascavel é tida como referência nacional. A inauguração também contou com a presença do vice-prefeito, Jorge Lange.