Cotidiano

Igor Rickli, Dudu Azevedo e Milena Toscano estrelam ?O Rico e Lázaro?

rico.jpegRIO – Inspirada numa parábola bíblica, ?O Rico e Lázaro? estreia logo após o último capítulo de ?A Terra Prometida? amanhã, às 20h30m, na Record. Com texto de Paula Richard, que fez parte do time de colaboradores da autora Vivian de Oliveira em ?Os dez mandamentos? (2015), a história começa em 600 a.C., quando dois homens morrem no mesmo dia: um vai para o paraíso, e o outro, para o inferno. A partir do segundo capítulo, o tom religioso se funde às histórias de amor e a disputas por reinos.

Como figuras centrais, os hebreus Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo) passam a disputar o amor de Joana (Milena Toscano). Os dois protagonistas nascem com as mesmas oportunidades, mas conduzem suas vidas de maneiras distintas.

? A decisão de não revelar qual dos protagonistas é rico e qual é Lázaro não é para criar um mistério sobre a identidade de cada um. É mais para passar a mensagem de que ninguém nasce predestinado a ir para o céu ou para o inferno. São as escolhas de cada personagem que determinam o que acontece com ele após a morte ? diz a autora.

Diretor da novela, Edgard Miranda diz que sua intenção é equilibrar a ficção com as passagens bíblicas:

? A novela tem um conteúdo bíblico, histórico e fictício. O fictício é o mais fácil. O bíblico e o histórico eu não queria que fugissem dos contextos. Contei com a ajuda de historiadores e teólogos.

O diretor conta que todos os cenários da história serão 100% virtuais, feitos em 3D:

? As cenas ficaram realistas, e o público não vai identificar que o cenário é em 3D.

Rickli conta que foi chamado para fazer um teste após atuar na primeira metade de ?A Terra Prometida?.

? Fui sem saber qual seria o personagem. Após uma semana, recebi a notícia de que interpretaria Zac.

Do outro lado da história está o imperador Nabucodonosor (Heitor Martinez). O povo de Israel está prestes a perder tudo o que Moisés e Josué conquistaram, e a Babilônia impõe sua força sobre a região da Mesopotâmia. Após derrotar os egípcios, o soberano assume o trono, invade Jerusalém, destrói o Templo de Salomão e escraviza milhares de hebreus. A partir daí, começa o Cativeiro da Babilônia, que se estenderá por 70 anos. Assim, as vidas de Zac, Joana e Asher e dos outros personagens da novela se entrelaçam.