BELÉM, Cisjordânia ? Um hotel repleto de obras do misterioso artista de rua Banksy abriu as portas para a imprensa nesta sexta-feira para mostrar seu principal atrativo: ?a pior vista do mundo?. Wisam Salsaa, o proprietário de 42 anos, diz que o hotel de nove quartos, chamado “The Walled Off Hotel” (?O Hotel Cercado?, em inglês), vai abrir para o público em 11 de março.
O estabelecimento fica bem em frente ao muro construído por Israel para impedir a entrada de terroristas palestinos. Na parte interna, obras de Banksy ornamentam as paredes. O destaque fica com o quarto número três, onde acima da cama há um quadro mostrando um palestino e um israelense numa luta de almofadas.
A causa palestina é um dos temas abraçados por Banksy em sua obra. O artista já pintou murais nas ruas de Gaza e no muro que separa Israel da Palestina. Nos últimos anos ele vem se dedicando a instalações mais ousadas, como a Dismaland, o parque de diversões distópico aberto por seis dias no ano passado.
No caso do ?Walled Off Hotel?, a equipe de Banksy garante que o estabelecimento não será apenas uma obra de arte satírica, mas receberá hóspedes de verdade, segundo o ?Guardian?. O site oficial do hotel, no entanto, ainda não está no ar. Belém, claro, é um dos principais pontos turísticos do Oriente Médio. Lá está a Basílica da Natividade, construída sobre a caverna onde Jesus Cristo teria nascido.