Na última segunda-feira (19), o setor de enfrentamento à covid-19 do Hospital Municipal Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, coletou 270 amostras de pessoas com sintomas suspeitos da doença. O número é o maior registrado nas últimas semanas e coloca o setor epidemiológico do Município em alerta.
Até 13 de outubro, eram feitas 120 coletas por dias, mostrando uma diminuição no número de casos de covid-19. Porém, do dia 16 em diante a procura por exame subiu, ficando em 200 coletas diárias, em média.
O diretor da Fundação Municipal de Saúde, Sérgio Fabris, informou que a média nos últimos 15 dias de 200 coletas diárias tem um índice de 22 a 24% de resultados positivos para covid-19.
Ontem, 14 casos positivos e com agravamento respiratório buscaram o pronto-socorro do Hospital Municipal ao mesmo tempo, chamando a atenção da equipe. “Quando chegam muitas pessoas assim, o tempo médio de consulta da triagem é comprometido, afetando a qualidade do atendimento”, disse Fabris.
O diretor do Hospital Municipal mostrou ainda preocupação com uma redução natural na equipe de médicos, que ocorre no fim do ano. “Alguns médicos estão se deslocando para outras cidades, muitos para fazer residência. Um dos temores é perder alguns médicos e não conseguir repor. Sempre estivemos um passo à frente da pandemia, mas podemos daqui a pouco ficar atrás”, ressaltou.
Fonte: Rádio Cultura