Cotidiano

Hackers atacam site de órgão responsável pelo referendo da paz na Colômbia

CARTAGENA ? A poucos dias para o plebiscito em que os colombianos vão aprovar ou não o acordo de paz do governo com as Farc, o site do Cartório Nacional da Colômbia foi alvo de um ataque hacker nesta quarta-feira.

O titular do órgão Juan Carlos Galindo confirmou que o Cartório Nacional foi atacado, mas tranquilizou ao afirmar que não há mais riscos para a votação no domingo.

“O aplicativo de informações do eleitor foi alvo de um ataque informático”, disse Galindo acrescentando: “Fiquem tranquilos, porque o referendo está protegido, não há nenhuma alteração no banco de dados ou no eleitoral”.

O Cartório Nacional da Colômbia é responsável pelos gerenciar os cartões de identificação e acompanhar os processos eleitorais. Nos últimos 21 dias, o órgão recebeu cerca de 300 mil ataques infrutíferos.

O presidente Juan Manuel Santos e o líder das Forças Revolucionárias da Colômbia, Rodrigo Londoño, conhecido como “Timoshenko”, assinaram na segunda-feira, o acordo de paz que se for aprovado pelos colombianos terminará com 50 anos de conflitos entre as partes. O filho de Santos acusou a campanha para o “não” de tentar sabotar o processo.