Cascavel – O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) publicou ontem a portaria que cria o grupo de trabalho institucional para revisão do uso e ocupação do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Governador José Richa Salto Caixias, instalada nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, no Oeste do Estado.
O documento foi assinado durante reunião com os prefeitos da região, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel), pelo presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.
O grupo de trabalho tem como objetivo analisar as propostas apresentadas pela sociedade civil organizada para a revisão do plano de uso e ocupação as margens da represa. São esses planos que definem quais são as áreas que podem ser utilizadas para lazer, como marinas, decks e praias artificiais, e quais locais devem permanecer preservados.
Para o presidente do IAP, a revisão dos planos de Uso e Ocupação do Solo na represa é importante para o desenvolvimento econômico da região, porém, é preciso garantir os cuidados com o meio ambiente.
Nós sabemos que os lagos de reservatórios são atrativos de lazer e turismo, além de importantes para o desenvolvimento pesqueiro para as cidades do entorno, principalmente quando estão longe do Litoral. Entretanto, são necessário cuidados para a conservação do meio ambiente, preservação das áreas do entorno para evitar erosões e preservar a qualidade da água dos lagos, explicou o presidente do IAP.
O grupo de trabalho tem 60 dias para apresentar ao presidente do Instituto um relatório com as análises técnicas de cada sugestão. Após a conclusão desse documento, o tema será debatido com a sociedade para então ser homologado o novo mapeamento que definirá as áreas do entorno do reservatório, através de portaria do órgão.
USINA
A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, também conhecida como também conhecida como Salto Caxias, pertence à Copel e foi inaugurada em 1999. Sua capacidade de produção é de 1.240 megawatts e fornece energia elétrica ao mercado consumidor das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.