Cotidiano

Governo confirma segunda parcela de pagamento dos servidores no dia 4

RIO – O governo do Rio confirmou nesta sexta-feira que o pagamento da segunda parcela do salário de maio dos servidores será depositada no dia 4 de julho. Conforme adiantou em seu blog o jornalista Ancelmo Gois, com a chegada dos 2,9 bilhões de recursos federais, a ideia seria remanejar verbas do orçamento para fazer os pagamentos.

Também nesta sexta-feira, o Ministério da Fazenda confirmou ao GLOBO que os R$ 2,9 bilhões de socorro da União ao Rio já foram depositados na conta do estado. Segundo o ministério, o repasse foi feito pela manhã, e entrou à tarde. Mais cedo, pessoas próximas ao governador Francisco Dornelles afirmavam que os pagamentos só deveriam começar a ser feitos com estes recursos a partir de terça-feira devido aos trâmites bancários. Neste momento, o governador e o secretário de Fazenda, Julio Bueno, estão reunidos para tratar do plano de aplicação dessa doação.

A expectativa é que o recurso seja utilizado para o pagamento tanto do salário dos funcionários da área de segurança, como policiais e bombeiros, quanto também de despesas de custeio, como a manutenção e o abastecimento da frota da Polícia Militar, que estava ameaçada de parar por falta de gasolina.

Na noite de quarta-feira, o presidente interino Michel Temer assinou a medida provisória que liberava os R$ 2,9 bilhões ao estado do Rio de Janeiro. O valor já tinha sido aprovado, mas estava travado por discussões jurídicas. Ainda na quarta-feira, o tribunal respondeu favoravelmente a uma consulta formulada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento sobre a abertura de crédito extraordinário para o estado, autorizando inclusive o uso dos recursos para pagar salários da área de segurança.

LEIA MAIS:

Paes diz que estado de calamidade não tem relação com Olimpíada

Estado de calamidade exclui ameaça às instalações esportivas