Cotidiano

Governo boliviano diz que infecção de Evo Morales está sob controle

Bolivia Morales HealthLA PAZ, BOLÍVIA ? A infecção aguda que levou o presidente da Bolívia, Evo Morales, a se tratar com urgência em Cuba está sob controle. No entanto, o mandatário permanecerá no país por mais quatro dias para se submeter a check-ups médicos. A informação é de um porta-voz do governo boliviano.

Morales, de 57 anos, teve problemas de garganta que levaram ao cancelamento de sua participação em alguns atos públicos e a viajar na última quarta-feira para se tratar em Cuba.

?A saúde do Presidente Evo Morales está controlada e os informes médicos são positivos. As doenças são controláveis e o tratamento, rápido. Logo estará de volta, saudável e com a mesma vitalidade? ? disse o presidente interino, Álvaro García Linera, segundo a agência Reuters.

Os sintomas de Evo Morales preocuparam seus assessores. Segundo o jornal boliviano El Deber, a viagem em caráter de urgência se deu porque a infecção que atingiu as cordas vocais do presidente piorou em decorrência de uma sinusite. Morales também estava com uma dor na parte direita do abdômen, que o impedia de dormir e de cumprir suas atividades.

Em uma coletiva de imprensa na sede do Governo, Álvaro García Linera explicou a situação de Morales e assegurou que o informe médico é tranquilizador, pois não há órgãos comprometidos.

? Convencemos o presidente a viajar para uma revisão médica porque seu quadro estava se agravando com as dores no abdômen ? disse García Linera.

A viagem de Evo Morales teve repercussão nos meios de comunicação e nas redes sociais, e alguns comentários foram criticados pelo vice-presidente.

? Alguns analistas políticos e jornalistas pouco sérios espalharam rumores que não fazem bem ao país. Não há motivo para alarme: todo o mal-estar é causado por um vírus, que será combatido com os devidos medicamentos. O presidente voltará ?zero-quilômetro? ? completou García Linera.