Cotidiano

'Game of thrones': HBO confirma quem são os pais de Jon Snow

Jon Snow é um Targaryen e sobrinho de Daenerys

RIO — Relações familiares costumam ser complicadas, especialmente em “Game of thrones”. No último episódio da temporada, exibido domingo passado, uma cena em flashback revelou o segredo guardado por muitos anos por Ned Stark: Jon Snow na verdade não era seu filho, mas sim de sua irmã, Lyanna.

Na cena, em seu leito de morte, ela pede que o irmão cuide do bebê recém-nascido, senão “Robert o matará”. A explicação para a cena está nas origens da revolta que levou Robert Baratheon ao trono e depôs a dinastia Targaryen.

Filha de Rickard Stark, Senhor de Winterfell, Lyanna Stark era noiva de Robert, um dos melhores amigos de seu irmão, Ned. Durante um torneio em Harrenhal, no entanto, desconfianças surgiram quando o príncipe Rhaegar Targaryen entregou a coroa de flores do campeão a ela e não para sua esposa, Elia Martell.

Algum tempo depois, Rhaegar sequestra Lyanna, levando Robert a liderar uma revolta contra a coroa. Com a vitória da rebelião e a morte de Lyanna, o novo rei acabaria por se casar com Cersei Lannister, filha de seu aliado Tywin.

A cena do resgate de Lyanna deixa claro que ela é a mãe de Jon, mas não revela diretamente quem é o pai. Mas o gráfico abaixo, publicado pela HBO, não deixa dúvidas: Jon Snow é um Targaryen e sobrinho de Daenerys.

As consequências dessa revelação devem surgir na próxima temporada, com a chegada do exército de Daenerys a Westeros. A sétima temporada de “Game of thrones” deve estrear em abril de 2017 e terá apenas sete episódios. Já a oitava será lançada em 2018, com seis episódios.